SEO (Search Engine Optimization)

Search Engine Optmization ou Otimização para Mecanismos de Busca é o conjunto de metodologias e estratégias utilizadas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nas listagens de Busca Orgânica realizadas por um Mecanismo de Busca.


Mecanismos de Busca

Ao realizar uma busca através de "mecanismos" ou, melhor dizendo, buscadores como Google, Bing, Yahoo e MSN sua busca passa por um processo de listagem onde são apresentados como Busca Orgânica os resultados que o mecanismo julga mais relevante de acordo com as palavras-chaves utilizadas na busca, e com os resultados dessa listagem são exibidas páginas de diferentes sites relacionados ao assunto.

O importante dessa listagem é o posicionamento dos resultados, que são levados em conta a formatação da página do site, a relevância do seu conteúdo, pagerank, entre outros.

Por isso a importância de ficar bem posicionado na Busca Orgânica: o internauta sabe da qualidade daquele link, já que o posicionamento dessa busca não é manipulável, ao contrário do que ocorre com listagens de resultados pagos através de anúncios e Links Patrocinados "pay per click" (pague por clique).

É a compra do posicionamento em listagens de busca relativos as palavras-chaves escolhidas. Os mecanismos de busca colocam seu site ou anuncio em destaque, quando o conteúdo desse link ou anúncio estiver relacionado com as palavras-chaves da busca requisitada, em troca cobram por cada clique recebido pelo usuário (cada clique representa um acesso em sua página).


Avaliação de Resultados

Através de ferramentas como Analytics é possível obter relatórios atualizados sobre o tráfego gerado de um website, a fonte desse tráfego, se o usuário encontrou seu site através de Mídias Sociais, anúncios, campanhas, mecanismos de busca e até saber o comportamento do usuário no site, esses relatórios ajudam a compreender quais partes do seu site estão indo bem ou mal e para que possa criar novas experiências ao usuário.